Como atrair clientes para um salão de beleza?
Se você está começando, abrindo uma nova unidade ou simplesmente tocando o seu salão de beleza, saber como fazer marketing para salão de beleza é essencial para divulgar e atrair clientes neste mercado tão dinâmico.
Também não importa se você é autônoma ou dono de uma grande rede de salões. Tampouco se possui formação na área de marketing, publicidade e internet. Todas as dicas que apresentamos aqui são simples e fáceis de implementar.
Agora as 16 dicas de como divulgar salão de beleza e estética:
1 – Folhetos e Circulares
Antes de qualquer coisa o seu material deve ser bonito. Por que alguém iria para um salão que o material é “pobre”?
Não se esqueça de colocar endereço, telefone e serviços oferecidos neste panfleto. Uma sugestão é fazer com que o próprio panfleto se torne um cupom.
2 – Anuncie em Classificados e em Jornais ou Revistas Locais
Todo bairro comercial possui uma rede de circulares, basta andar um pouco para encontrar. Ofereça uma promoção para o primeiro cliente e tente aparecer pelo menos 2 vezes ao mês nesses veículos locais.
3 – Parcerias Locais
Associações de bairros, sindicatos, escolas/universidades, clubes e grandes empresas são ótimos alvos para parcerias. Ofereça condições especiais para os funcionários e associados. Normalmente nessas grandes organizações você precisa falar com a pessoa certa, quem decide.
4 – Faça um Instagram
O Instagram tem sido a sensação para hairstylist no mundo todo. Divulgue as fotos do seu estabelecimento, clientes e trabalho. Acompanhe sua clientela e interaja com ela.
5 – Faça uma fanpage no Facebook
Ter uma página profissional no facebook é primordial, para não dizer básico. Lá você pode divulgar promoções, avisar sobre mudanças e novidades, compartilhar fotos de seus profissionais e até mesmo receber marcações por chats.
6 – Organize Eventos e Happy Hours
Receber clientes, amigos e vizinhos é sempre uma boa oportunidade para que sua marca fique na “boca do povo”. Comemore o aniversario do seu salão, o dia do cabeleireiro ou qualquer outra data importante.
7 – Tire fotos de Clientes e as poste Online de forma Consistente
Mantenha uma câmera digital acessível e tire fotos de seus cortes e estilos regularmente. Como a maioria das pessoas têm um impulso de auto-confiança depois de um corte de cabelo ou estilo, muitos ficarão felizes em posar para algumas fotos.
8 – Cartões de Visita
Você e todos que trabalham com você devem agir como um outdoor. Portanto, ter um cartão de visitas – bonita é claro – sempre em mãos é importante, acredite.
9 – Incentive postagem nas Redes Sociais
Suas clientes com certeza possuem algum perfil na rede social e, naturalmente, um celular que tire boas fotos. Faça campanhas – cartazes, no espelho e verbalmente – incentivando que elas tirem fotos enquanto pintam as unhas, cortam o cabelo ou tomam um banho relaxante. Ofereça descontos em produtos, serviços ou um agrado simples.
10 – Fique em Dia com as Tendências mais Quentes
Esta industria muda rápido. Estar sempre atualizado e na vanguarda do que acontece ajudar que você seja falado no boca a boca por suas clientes. Fez um tratamento novo? Uma cor de unha que acabou de lançar? Imagine o que suas clientes não vão falar, tirar fotos e compartilhar.
11 – Venda seus Produtos Online
Muitos salões de cabeleireiro e centros de estética vendem produtos cosméticos. Por que não vende-los pela internet também?
12 – Programa de Indicação
Salões de beleza dependem fortemente de publicidade boca-a-boca. Considere dar um desconto em uma próxima visita a clientes que indicarem amigas é um ótimo incentivador. E mais, porque não beneficiar os dois?Junte isso com os outros sorteios e promoções em seu site e redes sociais. Treine também os funcionários para instruir e incentivar a clientela.
13 – Ofereça Garantia em Serviços e Produtos
Se você acredita neles o suficiente para garantir a satisfação, os novos clientes vão ser mais propensos a ter uma chance e experimentar o seu salão de beleza do que o seu concorrente.
14 – Invista em uma Boa Fachada
Do que adianta o cliente acha-lo na internet mas tiver dificuldade de encontrar a sua loja na rua? E mais, imagine a cliente que vai ao seu salão para ficar bonita e a fachada está velha, desatualizada e suja. Qual a imagem que o seu serviço passa? Invista em uma fachada bonita e criativa, vale a pena! Não se esqueça de colocar o website e telefone para agendamento.
15 – Invista em uma Vitrine
Uma vitrine bem elaborada tem o mesmo efeito que a fachada. Mas também é importante por outros dois motivos: pode ajudar você à vender mais produtos e atrair quem passa ocasionalmente em frente à sua loja. Um adica é atentar-se para iluminação.
16 – Saia na Mídia
Muitas vezes é possível conseguir sair em jornais e revistas locais de graça. Fez algo de diferente ou tem uma historia muito interessante para contar? Não pense duas vezes para procurar um jornalista, eles estão sempre procurando algo interessante sobre o que escrever. Sair na mídia é uma boa e econômica forma de como divulgar clínica de estética.
Fonte: Universidade da Beleza